Rastreabilidade e Transparência na Produção de Couro - VERT - VEJA

Um passo a frente no fornecimento de couro

Desde o lançamento do projeto VEJA, estamos trabalhando para voltar ao início da cadeia produtiva do couro e focando em duas grandes formas de melhorá-lo: rastreabilidade e transparência química. Sabemos de onde vem e o que está nele.

O couro bovino que utilizamos na VEJA vem de fazendas do Uruguai, país conhecido por sua cultura pecuária e pela qualidade de seu couro.

É curtido no Brasil, sem uso de produtos químicos perigosos ou proibidos.

VEJA utiliza corantes convencionais que atendem às regulamentações. Atenção especial é dada ao uso da água durante o processo de curtimento. 

Todos os curtumes que fornecem couro VEJA, couro ChromeFree, camurça e nobuck são certificados Gold pelo Leather Working Group, que promove práticas ambientais sustentáveis.

O Leather Working Group (L.W.G.) é um grupo independente de curtumes e fabricantes. Eles trabalham em práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental do couro. Para garantir que o cromo não se transforme no tóxico cromo VI, realizamos verificações aleatórias durante todos os anos para monitorar o nível de cromo em nossos couros. 

Couro tingido VERT/VEJA
Secagem das peles após o curtimento em fábrica

O que é curtimento vegetal, exatamente?

O que é curtimento vegetal, exatamente?

De 2008 a 2015, 100% do couro VEJA já era com couro curtido vegetal. Desde 2015, os custos proibitivos e o nível de qualidade nos convenceram a voltar atrás.

Curtume em Porto Alegre
Tênis V-15 Suede Multico Natural Black

ChromeFree
Couro (Livre de Cromo)

O couro bovino ChromeFree é macio e leve. Proveniente de fazendas localizadas no sul do Brasil (Rio Grande do Sul), passa por um processo inovador de curtimento sem cromo, metais pesados ou ácidos perigosos.

Ao simplificar o processo de curtimento, o uso de produtos químicos e energia é limitado. O uso de água é reduzido em aproximadamente 40% e o sal em 80%. Após o curtimento, a água é reciclável.